Estratégias de Ensino
- Aula expositiva e dialogada;
- Aulas práticas;
- Tempestade Cerebral;
- Aula demonstrativa;
- Estudo dirigido;
- Resolução de exercícios;
- Leitura, discussão e debates;
- Laboratórios e oficinas;
- Estudo do meio;
- Ensino com pesquisa;
- Exposição e visitas;
- Jogos de empresas (empresa fictícia: números inteiros);
- Jogos pedagógicos
- Vídeos: filmes, desenhos e documentários.
- Trabalho em equipes;
- Dinâmicas de grupo;
- Aprendizagem baseada em problemas;
- Investigação e solução de problemas;
- Fichas didáticas;
- Desafios;
- Leitura compartilhada;
Avaliação: Instrumentos e estratégias avaliativas:
- Situações de levantamento dos conhecimentos prévios do aluno em relação aos conteúdos propostos.
- Fichas individuais;
- Testes com questões de múltipla escolha;
- Testes com questões dissertativas;
- Provas de interpretação de textos, focadas nos conteúdos trabalhados.
- Elaboração de relatório;
- Elaboração de portfólio;
- Auto-avaliação,
- Entrevistas;
- Produção de texto;
- Rodas de conversa
- Relato minucioso de casos ou experiências vividas
- Recapitulação do que foi ouvido
- ·Atividades que favoreçam o progressivo domínio da expressão oral: a fala com objetivos diversos dos que existem na conversa informal.
- Entrevistas para coleta de informações sobre temas em estudo, com alternância dos papéis de entrevistador e entrevistado – atividades sequenciadas que incluam:
- Definição de tópicos;
- Elaboração das perguntas;
- Execução da entrevista;
- Registro das respostas;
- Análise da relevância das informações obtidas e do desenvolvimento da entrevista (dificuldades encontradas, aspectos positivos, procedimentos que podem ser melhorados).
-
- Apresentação de seminários sobre temas em estudo nas diferentes áreas de conhecimento;
- Elaboração de Resumos de atividades sequenciadas que incluam:
- Escuta atenta;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Identificação dos tópicos principais;
- Organização prévia da fala.
- Elaboração de Resumos de atividades sequenciadas que incluam:
- Apresentação de seminários sobre temas em estudo nas diferentes áreas de conhecimento;
·Participação em bate-papos virtuais com diferentes objetivos, sob orientação do professor.
Arquivo em DOC:
Deixe um comentário