Sugestões de Estratégias de ensino e Avaliação – Geral

Estratégias de Ensino

  • Aula expositiva e dialogada;
  • Aulas práticas;
  • Tempestade Cerebral;
  • Aula demonstrativa;
  • Estudo dirigido;
  • Resolução de exercícios;
  • Leitura, discussão e debates;
  • Laboratórios e oficinas;
  • Estudo do meio;
  • Ensino com pesquisa;
  • Exposição e visitas;
  • Jogos de empresas (empresa fictícia: números inteiros);
  • Jogos pedagógicos
  • Vídeos: filmes, desenhos e documentários.
  • Trabalho em equipes;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Aprendizagem baseada em problemas;
  • Investigação e solução de problemas;
  • Fichas didáticas;
  • Desafios;
  • Leitura compartilhada;

Avaliação: Instrumentos e estratégias avaliativas:

  • Situações de levantamento dos conhecimentos prévios do aluno em relação aos conteúdos propostos.
  • Fichas individuais;
  • Testes com questões de múltipla escolha;
  • Testes com questões dissertativas;
    • Provas de interpretação de textos, focadas nos conteúdos trabalhados.
    • Elaboração de relatório;
    • Elaboração de portfólio;
    • Auto-avaliação,
    • Entrevistas;
    • Produção de texto;
    • Rodas de conversa
    • Relato minucioso de casos ou experiências vividas
    • Recapitulação do que foi ouvido
      • ·Atividades que favoreçam o progressivo domínio da expressão oral: a fala com objetivos diversos dos que existem na conversa informal.
      •  Entrevistas para coleta de informações sobre temas em estudo, com alternância dos papéis de entrevistador e entrevistado – atividades sequenciadas que incluam:
      • Definição de tópicos;
      • Elaboração das perguntas;
      • Execução da entrevista;
      • Registro das respostas;
      • Análise da relevância das informações obtidas e do desenvolvimento da entrevista (dificuldades encontradas, aspectos positivos, procedimentos que podem ser melhorados).
    • Apresentação de seminários sobre temas em estudo nas diferentes áreas de conhecimento;
      • Elaboração de Resumos  de atividades sequenciadas que incluam:
        • Escuta atenta;
        • Esclarecimento de dúvidas;
        • Identificação dos tópicos principais;
        • Organização prévia da fala.

·Participação em bate-papos virtuais com diferentes objetivos, sob orientação do professor.

Arquivo em DOC:

Estratégias de Ensino-geral

Uma resposta para “Sugestões de Estratégias de ensino e Avaliação – Geral

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s