PLANO DE AULA DE QUÍMICA
PUBLICO ALVO: 1º Ano do Ensino Médio
DURAÇÃO DA AULA: 2 h/a
TEMA: As transformações da matéria
ASSUNTO: Ciclo da Água e Estados Físicos da Matéria.
- Objetivos Específicos:
- Identificar os estados físicos da matéria em todas as suas formas através do conhecimento do ciclo da água.
- Esquematizar as mudanças de estado físico da matéria explicando o que acontece em cada fase.
- Criar um texto de sensibilização sobre o uso correto da água e sua importância.
- Recursos Didáticos:
- Quadro Branco;
- ‘DataShow’;
- Vídeo sobre ciclo da água;
- Livro didático.
- Conteúdo Programático:
- Ciclo da água
- Fases da matéria
- Transformações físicas da matéria.
- Procedimentos:
- 5’ Exibição de vídeo: será exibido um vídeo que mostre o ciclo da água. O vídeo está disponível no ‘youtube’ e poderá ser encontrado pelo nome, “Ciclo da Água – We Will Rock You”.
- 15´ Comentário sobre vídeo e estados físicos da matéria: após a exibição do vídeo será pedido aos alunos que comentem sobre o que mais chamou a atenção no vídeo e será exposto através do “DataShow” imagens que mostre a matéria em suas três fases: solido, liquido e gasoso, definindo-as.
- 30’ Representação gráfica dos estados da matéria e suas transformações: com o auxílio do quadro branco será feito a representação gráfica dos estados físicos da matéria, comentando sobre as características micro e macroscópicas e definindo os termos dados para as mudanças de fase e como ocorre essa mudança.
- 30’ Criação do texto: Os alunos deverão criar um texto que fale sobre a importância da água nas suas vidas e quais as atitudes que eles devem tomar para diminuir o desperdício da água. O texto será feito pelo grupo todo, onde cada pessoa escreverá uma frase e passará para o colega para que ele continue escrevendo também com uma frase e assim por diante. No fim será um texto produzido por todos e com o auxilio do professor será dado uma melhorada no texto para expor em uma cartolina.
- 20’ Estudo dirigido: Ao final da aula será proposto um estudo dirigido no qual os alunos responderão em grupos, com o auxilio do livro didático e do professor.
- Avaliação:
- Criação de texto sobre ciclo da água.
- Estudo dirigido.
PLANO DE AULA DE QUÍMICA
PUBLICO ALVO: 1º Ano do Ensino Médio
DURAÇÃO DA AULA: 3 h/a
TEMA: Tabela Periódica
ASSUNTO: Classificação Periódica dos Elementos
- Objetivos Específicos:
- Compreender a evolução da Tabela Periódica;
- Localizar um elemento na Tabela Periódica a partir do seu número atômico;
- Reconhecer os elementos constituintes das principais famílias.
- Recursos Didáticos:
- Quadro Branco;
- ‘DataShow’;
- Tabela Periódica para cada aluno;
- Cartelas de cartolina para jogo;
- Conteúdo Programático:
- Evolução Histórica da Tabela Periódica
- Evento periódico e aperiódico
- Famílias e Períodos
- Localização dos Elementos na Tabela Periódica pela distribuição eletrônica.
- Procedimentos:
- 5’ Distribuição das tabelas: as tabelas serão distribuídas a todos os alunos para serem usadas como consulta durante a aula.
- 15´ Introdução histórica: será feita uma abordagem histórica da necessidade de se criar uma tabela periódica dos elementos falando sobre quem as desenvolveu e mostrar através do ‘DataShow’ imagens da evolução da tabela periódica.
- 30’ Organização dos Elementos: definição de periodicidade e de como a tabela periódica esta organizada. Definição de famílias e períodos.
- 30’ Como localizar um elemento através da distribuição eletrônica: Explicação sobre os nomes das famílias, e como localizar um elemento através da distribuição eletrônica;
- 40’ Jogo do Bingo: Será feito um jogo de bingo para que os alunos possam se familiarizar com a consulta da tabela periódica. O jogo será semelhante a um jogo de bingo, onde cada aluno anotará na cartela símbolos de varias elementos de sua escolha. Ao final dessa etapa cada aluno com o auxilio da tabela periódica irá marcar os elementos que o professor “cantará”. O professor poderá falar nome, símbolo, características, família e grupo e o aluno deverá encontrar o elemento correspondente.
- 30’ Estudo dirigido: após o jogo será feito um estudo dirigido sobre tabela periódica.
- Avaliação:
- Uso de jogo de bingo com símbolos dos elementos.
- Estudo dirigido
AUTORA: Flávia Cristiane Vieira da Silva
Deixe um comentário