Plano de aula de Química – Ensino Médio

PLANO DE AULA DE QUÍMICA

PUBLICO ALVO: 1º Ano do Ensino Médio

DURAÇÃO DA AULA: 2 h/a

TEMA: As transformações da matéria

ASSUNTO: Ciclo da Água e Estados Físicos da Matéria.

  1. Objetivos Específicos:
  • Identificar os estados físicos da matéria em todas as suas formas através do conhecimento do ciclo da água.
  • Esquematizar as mudanças de estado físico da matéria explicando o que acontece em cada fase.
  • Criar um texto de sensibilização sobre o uso correto da água e sua importância.
  1. Recursos Didáticos:
  • Quadro Branco;
  • DataShow’;
  • Vídeo sobre ciclo da água;
  • Livro didático.
  1. Conteúdo Programático:
  • Ciclo da água
  • Fases da matéria
  • Transformações físicas da matéria.
  1. Procedimentos:
  • 5’ Exibição de vídeo: será exibido um vídeo que mostre o ciclo da água. O vídeo está disponível no ‘youtube’ e poderá ser encontrado pelo nome, “Ciclo da Água – We Will Rock You”.
  • 15´ Comentário sobre vídeo e estados físicos da matéria: após a exibição do vídeo será pedido aos alunos que comentem sobre o que mais chamou a atenção no vídeo e será exposto através do “DataShow” imagens que mostre a matéria em suas três fases: solido, liquido e gasoso, definindo-as.
  • 30’ Representação gráfica dos estados da matéria e suas transformações: com o auxílio do quadro branco será feito a representação gráfica dos estados físicos da matéria, comentando sobre as características micro e macroscópicas e definindo os termos dados para as mudanças de fase e como ocorre essa mudança.
  • 30’ Criação do texto: Os alunos deverão criar um texto que fale sobre a importância da água nas suas vidas e quais as atitudes que eles devem tomar para diminuir o desperdício da água. O texto será feito pelo grupo todo, onde cada pessoa escreverá uma frase e passará para o colega para que ele continue escrevendo também com uma frase e assim por diante. No fim será um texto produzido por todos e com o auxilio do professor será dado uma melhorada no texto para expor em uma cartolina.
  • 20’ Estudo dirigido: Ao final da aula será proposto um estudo dirigido no qual os alunos responderão em grupos, com o auxilio do livro didático e do professor.
  1. Avaliação:
  • Criação de texto sobre ciclo da água.
  • Estudo dirigido.

PLANO DE AULA DE QUÍMICA

PUBLICO ALVO: 1º Ano do Ensino Médio

DURAÇÃO DA AULA: 3 h/a

TEMA: Tabela Periódica

ASSUNTO: Classificação Periódica dos Elementos

  1. Objetivos Específicos:
  • Compreender a evolução da Tabela Periódica;
  • Localizar um elemento na Tabela Periódica a partir do seu número atômico;
  • Reconhecer os elementos constituintes das principais famílias.
  1. Recursos Didáticos:
  • Quadro Branco;
  • DataShow’;
  • Tabela Periódica para cada aluno;
  • Cartelas de cartolina para jogo;
  1. Conteúdo Programático:
  • Evolução Histórica da Tabela Periódica
  • Evento periódico e aperiódico
  • Famílias e Períodos
  • Localização dos Elementos na Tabela Periódica pela distribuição eletrônica.
  1. Procedimentos:
  • 5’ Distribuição das tabelas: as tabelas serão distribuídas a todos os alunos para serem usadas como consulta durante a aula.
  • 15´ Introdução histórica: será feita uma abordagem histórica da necessidade de se criar uma tabela periódica dos elementos falando sobre quem as desenvolveu e mostrar através do ‘DataShow’ imagens da evolução da tabela periódica.
  • 30’ Organização dos Elementos: definição de periodicidade e de como a tabela periódica esta organizada. Definição de famílias e períodos.
  • 30’ Como localizar um elemento através da distribuição eletrônica: Explicação sobre os nomes das famílias, e como localizar um elemento através da distribuição eletrônica;
  • 40’ Jogo do Bingo: Será feito um jogo de bingo para que os alunos possam se familiarizar com a consulta da tabela periódica. O jogo será semelhante a um jogo de bingo, onde cada aluno anotará na cartela símbolos de varias elementos de sua escolha. Ao final dessa etapa cada aluno com o auxilio da tabela periódica irá marcar os elementos que o professor “cantará”. O professor poderá falar nome, símbolo, características, família e grupo e o aluno deverá encontrar o elemento correspondente.
  • 30’ Estudo dirigido: após o jogo será feito um estudo dirigido sobre tabela periódica.
  1. Avaliação:
  • Uso de jogo de bingo com símbolos dos elementos.
  • Estudo dirigido

AUTORA: Flávia Cristiane Vieira da Silva

Anúncios

4 Respostas para “Plano de aula de Química – Ensino Médio

  1. Parabéns, Juciene, por disponibilizar esse material tao rico para os professores. Obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s