Artigos

Alfabetização

– O lúdico e a alfabetização

– O papel das habilidades metalingüísticas na alfabetização

– Alfabetização Construtiva

– Algumas considerações

– A reescrita e os caminhos

– Concepções e Metodologias de alfabetização

– Consciência Fonológica

– Construtivismo

– História de Métodos de Alfabetização no Brasil

– Letrar é mais que alfabetizar

– Ortografia na Alfabetização

– Referencial teórico – Wallon

– Uso de textos na Alfabetização – Quadro Síntese

– Alfabetização – Letramento

– Aprendizado Letro-Escrita

– A reinvenção – alfabetização

– Concepções e Metodologias de Alfabetização

– Consciência Fonológica

– Conto de Fadas

– História dos Métodos

– Métodos Tradicionais

– Referencial Teórico – Concepções Pedagógicas

– Referencial Teórico – Vygotsky

– Uso de Textos na Alfabetização

– Surdez – Linguagem Escrita

– Referencial Teórico – Emília Ferreiro

– O conhecimento do Construtivismo

– Letramento e Alfabetização as muitas facetas

– Desenvolvimento da Lecto – Escrita

– Conhecimentos e Capacidade envolvidos no processo de alfabetização e letramento

– Avaliação em alfabetização

– Apropriação da leitura e da escrita

– Alfabetização – Refletindo sobre a criança.

– Alfabetização – Teoria e Prática

– Aquisição da Prática Oral

– Concepções de Alfabetização

– Consciência Fonênica

– Construtivismo 2

– Educação Geral

– Letramento e Alfabetização

– O posicionamento teórico

– Referencial teórico

– Texto com sentido

Teóricos e Educação

– A criança e o faz de conta

– Jean Piaget

– O lúdico

– Emília Ferreiro

– Maria Montessori

– Paulo Freire

– Vygotsky Desenvolvimento Mental

– Estágios de Desenvolvimento

– Método Paulo Freire

– Paulo Freire Educação

– Vygotsky e a Educação

– Henri Wallon

– O jogo da Educação Infantil

– Piaget Desenvol. Inteligência

– Vygotsky Vida e Obra

Educação inclusiva

– A Inclusão da criança com necessidades educacionais especiais
– Acesso e permanência com sucesso: A avaliação escolar do aluno
– Atualizações semânticas na inclusão de pessoas: Deficiência mental ou intelectual? Doença ou transtorno mental?
– Autismo-Pedagogia: Estratégia de ensino
– Concepções sobre a lectoescrita braille
– Estilos de aprendizagem: Inteligências múltiplas, estilos de aprendizagem educação de qualidade
– A intertextualidade em narrativas escritas por crianças surdas
– Altas Habilidades/Superdotação e a inclusão escolar 
– Autismo-Pedagogia: 50 dicas para administrar o déficit de atenção em sala de aula
– Como chamar as pessoas que têm deficiência?
– Dislexia e educação especial
– Fundamentos para uma educação inclusiva
– A questão do diagnóstico na vida atual
– Aprendendo a ler: Relato de experiência
– Autismo: Comportamento característico
– Conceitos da Educação Especial – Censo Escolar 2005
– Educação escolar de deficientes mentais: Problemas para a pesquisa e o desenvolvimento
– Paralisia Cerebral
– Síndrome de Down
– Manual de observação para o professor
– Integração X Exclusão 1
– Integração X Exclusão 2
– Integração X Exclusão 3
– Integração X Exclusão 4
– Letamento e Surdez
– O uso de brinquedos e jogos na intervenção psicopedagógica de crianças com necessidades especiais
– Lista de Checagem sobre as práticas inclusivas na sua escola
– Fundamentos para uma educação inclusiva

14 Respostas para “Artigos

  1. Profa. Juciene, que material riquíssimo neste site! Obrigada por organizar isso tudo! Ensinamos português aqui na Califórnia e, por não contarmos com um número suficiente de professores formados, estamos em constante treinamento de nossa equipe e recursos assim nos são precisosos. Dê uma olhada: http://www.ibec-ca.com e nosso projeto irmão, http://www.contadores-de-estorias.org. Um grande abraço,
    Valeria Sasser

    Curtir

  2. EXCELENTE EMPREITADA PROFESSORA…ATUANTE E EMPREENDEDORA…JA ESTOU PREPARANDO ESTE MATERIAL PARA APLICÁ-LO EM MINHAS AULAS DURANTE O ANO LETIVO DE 2014…
    EU UTILIZAREI ESTES TRABALHOS MARAVILHOSOS COMO PORTFÓLIO NA VERDADE, PARA UM TRABALHO DE EXECUÇÃO FINAL (INDIVIVIDUAL A CADA ALUNO), TENHO A CERTEZA QUE FOI CONSEGUIR COMPLEMENTAR TODO MEU TRABALHO DURANTE O ANO LETIVO…VAI SER EXCELENTE PARA UM TRABALHO DE CONCLUSÃO E ENCERRAMENTO DE ANO LETIVO…MUITO OBRIGADO…!
    JOSÉ FRANCISCO R. DOS SANTOS
    ARTE-EDUCADOR
    MIRACEMA-RJ E RECREIO-MG.

    Curtir

  3. Ainda estou tentando me identificar com toda esta riquíssima fonte de informação. parabéns, Juciene.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s