I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA

D0 – Compreender frases ou partes que compõem um texto. Verifica se o aluno compreende texto não como um simples agrupamento de frases justapostas, mas como um conjunto harmonioso em que há laços, interligações, relações entre suas partes.

TEXTO: O GALO QUE LOGROU A RAPOSA

O galo que logrou a raposa

Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “…Deixa estar, seu malandro, que já te curo!…” E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas… como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
– Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, – esperteza e meia.

B 1. Na frase: “ E rapou-se”. Entende-se que o personagem:

a) Foi embora devagar.

b) Saiu correndo.

c) Raspou a mesa.

d) Sentou-se.

D1 – Identificar um tema ou o sentido global de um texto. Requer do estudante uma série de tarefas cognitivas para chegar ao tema, em torno do qual foi desenvolvido o texto, busca aferir se o estudante é capaz de identificar o núcleo temático que confere unidade semântica ao texto.

B 2. O tema do texto é:

a) O galo que recebeu a raposa.

b) O galo que logrou a raposa.

c) O galo que casou com a raposa.

d) O galo que bicou a raposa.

D2 – Localizar informações explicita em um texto. Afere a capacidade de o estudante localizar uma informação que se encontra explicitamente na sua superfície.

C 3. Para fugir da raposa, o galo foi empoleirar-se:

a) Em um galho quebrado.

b) Em um tronco.

c) Em uma árvore.

d) Em uma parreira.

D3 – Inferir informações implícitas em um texto. Visa aferir se o estudante é capaz de buscar nas entrelinhas os sentidos do texto, a partir da articulação das proposições explícitas e do conhecimento de mundo do leitor.

C 4. Por que a raposa resolveu desistir da confraternização com o galo?

a) A raposa ficou com medo do galo.

b) A raposa lembrou que tinha outro compromisso.

c) A raposa tem medo de cachorros

d) A raposa ficou com raiva do galo.

D5 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Verifica se o estudante sabe, com base no contexto, inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Não se trata, contudo, de verificar se o estudante conhece um vocabulário dicionarizado, mas sim se ele é capaz de reconhecer o sentido com que a palavra foi empregada num dado contexto.

D 5. Um velho galo matreiro. A palavra grifada significa:

a) Malvado.

b) Atrevido.

c) Asqueroso.

d) Astuto.

D10 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. É uma prerrogativa para se observar o nível de interação que os estudantes estabelecem com o texto. Atividades que avaliam essa habilidade precisam apresentar como suporte, textos que permitam a identificação de posicionamentos relativos aos fatos tratados no texto.

D 6. A opinião do autor desse texto a respeito da raposa é que ela é:

a) Um animal dorminhoco.

b) Um animal preguiçoso.

c) Um animal lento.

d) Um animal esperto.

II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

D6 – Identificar o gênero de um texto.

Verifica se o aluno é capaz de identificar um gênero não só pelo assunto, mas principalmente pelo seu formato (convite, bilhete, cartaz, receita, etc…).

Sugestão de textos para o tópico II

Textos ilustrados, propagandas, fotos, tirinhas, charges, gráficos, textos narrativos, informativos, jornalísticos, receitas culinárias, fábulas, cartas, convites, bulas de remédios, contas de água, luz e telefone entre outros.

A 7. Qual é o gênero textual apresentado?

a) Fábula.

b) Receita.

c) Carta.

d) Convite.

D7 – Identificar a função de textos de diferentes gêneros.

Visa exatamente verificar se o estudante é capaz de reconhecer a finalidade dos textos (informar, convencer, advertir, expor um ponto de vista, narrar um acontecimento, entre outras) que circulam numa sociedade letrada.

C 8. Qual a finalidade desse texto?

a) Dar uma ideia.

b) Dar os parabéns.

c) Dar uma lição de moral.

d) Dar uma informação.

D8 – Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.

Diversos textos valem-se de outros recursos que não apenas a linguagem verbal, os quais contribuem para a construção de seu sentido global. Articular a linguagem verbal e a não-verbal é algo importante, sobretudo em uma sociedade em que cada vez mais os textos mesclam essas linguagens.

Ao trabalhar essa habilidade com os alunos é importante que elemento não-verbal não seja meramente ilustrativo, mas exerça uma função no processo de produção de sentido para a mensagem veiculada.

B 9. De acordo com a imagem, o galo demonstra:

a) Acreditar na proposta da raposa.

b) Não acreditar na proposta da raposa.

c) Que ele já estava lá quando a raposa apareceu.

d) Que ele vai descer para abraçá-la.

III – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO

D11 – Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

Em todo texto de maior extensão, aparecem conectivos – conjunções, locuções adverbiais, advérbios, preposições, entre outros – que estabelecem relações semânticas de diferentes naturezas. Entre as mais comuns, podemos citar as relações de causalidade, de comparação, de concessão, de tempo, de condição, de adição, de oposição, entre outras. Ser capaz de reconhecer o tipo de relação semântica estabelecida por esses elementos de coesão é fundamental na construção da rede de significação do texto.

Sugestão de textos para o tópico III

Textos narrativos, informativos ou jornalísticos, entre outros.

B 10. De que modo a raposa desabafou-se diante da atitude do galo em recebê-la de cima da árvore?

a) Animadamente.

b) Tristemente.

c) Alegremente.

d) Apressadamente.

D12 – Estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

Entende-se como causa/conseqüência todas as relações entre os elementos que se organizam de tal forma que um é resultado do outro. Pretende-se, assim, avaliar se o estudante percebe o motivo que deu origem aos fatos apresentados no texto (causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré-condição, entre outras).

B 11. Qual foi o motivo pelo qual o galo recebeu a raposa, empoleirado?

a) Para ficar mais imponente.

b) Para se sentir seguro.

c) Para cantar mais alto.

d) Para bicar os frutos da árvore.

D15 – Estabelecer a relações entre as partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.

Avalia-se a habilidade de o estudante perceber que o texto se constitui de partes interligadas, identificando os elementos que promovem o encadeamento do texto, o que pode ser feito através do uso de pronomes, de relações de sinonímia ou de palavras afins.

A 12. No trecho “…para que eles também tomem parte na confraternização.” , a palavra grifada se refere a:

a) Cães.

b) Raposa.

c) Galo.

d) Lobo.

D19 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa. Avalia-se se o estudante é capaz de identificar o motivo que desencadeou os fatos narrados e também os outros elementos que estruturam uma narrativa, como personagens, tempo, espaço, narrador.

D 13. O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?

a) A esperteza da raposa.

b) A esperteza do galo.

c) A esperteza na floresta.

d) A esperteza do galo e da raposa.

IV – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D23 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos. O uso das palavras ou a quebra na regularidade de seu emprego são recursos que podem ser mobilizados para produzir certos efeitos de sentido, tais como a ironia, o humor ou outro efeito de impacto.

Sugestão de textos para o tópico IV

Trechos de textos literários, propagandas, “tirinhas” ou charges que apresentem humor ou ironia, entre outros.

C 14. No texto, o traço de humor está no fato de:

a) A subida do galo na árvore.

b) A chegada dos cães.

c) A raposa desculpar-se fingindo tristeza.

d) A novidade contada pela raposa.

D21 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações. Os sinais de pontuação e outras notações (negrito, maiúsculas, itálico, etc.) são recursos expressivos. Esses recursos podem acumular funções discursivas, como aquelas ligadas à ênfase, à reformulação ou à justificação de certos segmentos, ou ainda à indicação de indignação, surpresa, entre outros efeitos.

A 15. No trecho “…Deixe estar, seu malandro, que já te curo!…”, as aspas tem efeito de:

a) Marcar a fala de alguém.

b) Marcar que alguém está desapontado.

c) Marcar que alguém quer falar.

d) Marcar um diálogo.

V – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

D13 – Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e interlocutor de um texto.

Avalia a habilidade de o estudante reconhecer as variações (gramaticais ou lexicais) que, mais especificamente, revelam as características dos interlocutores.

Sugestão de textos para o tópico V

Carta, convite, bilhetes, ofícios, requerimentos, trechos de jornal, entre outros.

D 16. O texto é narrado por quem?

a) Pelo galo.

b) Pela raposa.

c) Pela raposa e o galo.

d) Pelo narrador.

Roteiro para elaboração de atividades de intervenção

* elaborar uma situação de ensino para cada descritor;

* utilizar, no máximo, três textos, isso significa que podemos utilizar o mesmo texto para trabalhar diversos descritores; e

* analisar, após a elaboração, se cada situação cumpre o seu objetivo para o desenvolvimento da habilidade a que se refere.

Fonte das atividades: http://lua-eejoaquimdelgadodepaiva.blogspot.com.br

Fonte do texto: http://ale5ano.blogspot.com.br

Para fazer o download do arquivo em doc clik abaixo:

ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO – TEXTO O galo que logrou a raposa COM DESCRITORES – 5º ANO

38 respostas para “Atividades de Língua Portuguesa – 5º Ano (com descritores)”.

  1. Graa Bir

    Gostaria de saber se existe a resposta das atividades de Lngua Portuguesa sobre o texto “O gato que logrou a raposa”.

    Graa Bir(81) 8586-0925 (81) 9910-9840

    Date: Mon, 12 Aug 2013 13:05:58 +0000 To: gracabiro@hotmail.com

    Curtir

    1. Avatar de Ana Nubia de Queiroz
      Ana Nubia de Queiroz

      Obrigado, vocês tem muito nos ajudado Parabéns…

      Curtir

    2. Avatar de Gute
      Gute

      Ótima atividade. Ajudou bastante. Muito grato.

      Curtir

    3. Avatar de adenir
      adenir

      Onde encontro o gabarito

      Curtir

    4. Avatar de gabriel batista
      gabriel batista

      tambem queria, mas infeslismente nao tem como ver se aresposta esta certa ou nao

      Curtir

  2. Avatar de maria francisca
    maria francisca

    muito boa a atividade…

    Curtir

  3. Avatar de Juciara Meire Siqueira Martins Nogueira
    Juciara Meire Siqueira Martins Nogueira

    Olá Juciene, se você tiver atividades de inglês com descritores e puder me enviar, agradeço. Um abraço Juciara Meire- Jaíba – MG

    ________________________________

    Curtir

    1. Avatar de Walquiria Valério
      Walquiria Valério

      Oi, eu também gostaria muito de compartilhar das atividades de inglês com descritores, caso vc possa me enviar. Grata. Abraço!, Walquiria valério – Areado- MG

      Curtir

    2. Avatar de Gabbby

      Nossa. amei essas atividades de português !!

      Curtir

  4. Avatar de milena martina

    ai que boom me ensinoulll muitho QUE É UMA COISAAAAAA

    Curtir

  5. Avatar de tatiana
    tatiana

    seu trabalho me ajudou bastante.tatiane ,carnaiba -pe

    Curtir

  6. Avatar de Josi Mota

    Olá, agradeço por disponibilizar uma atividade tão explicativa.Auxiliou-e a me com objetivos que organizo para algumas crianças com TGD. Obrigada!

    Curtir

  7. Avatar de Vania Rasuk
    Vania Rasuk

    Obrigada pelo excelente trabalho. Vânia

    Curtir

  8. Avatar de cassia
    cassia

    Parabéns pelo site, nos ajuda muito, continue postando, um grande abraço!

    Curtir

  9. Avatar de luan

    Gosteiii ‘ muito do texto muito obrigado , vai me ajuda muito na provo BJS’ 🙂

    Curtir

  10. Avatar de luan

    Gosteiii ‘ muito do texto muito obrigado , vai me ajuda muito na prova BJS’ 🙂

    Curtir

  11. Avatar de suila

    gostei muito , me ensinou muitas coisas , estou grata ^^

    Curtir

  12. Avatar de Erislania Feitosa
    Erislania Feitosa

    atividade muito bem elaborada…ótima..

    Curtir

    1. Avatar de AMANDA

      Gostaria que me enviasse o gabarito.

      Curtir

  13. Avatar de alzenir vasconcelos

    atividade ótima, gostaria que me enviasse o gabarito de respostas e outras atividades tanto de português como também de inglês.

    Curtir

  14. Avatar de Silvana Yazbek Lotaif
    Silvana Yazbek Lotaif

    Como posso ter o gabarito das respostas?

    Curtir

  15. Avatar de Raimunda Soares
    Raimunda Soares

    Nossa!!! cada dia que visito essa pagina me apaixono mais….minhas aulas estão mais dinâmicas e os alunos sempre perguntam qual será a próxima novidade, realmente maravilhoso

    Curtir

  16. Avatar de Viviane
    Viviane

    Parabéns por compartilhar seus conhecimentos. Me ajudaram muito. Obrigada!

    Curtir

  17. Avatar de Dilma Rozária Da Silva Rocha

    Obrigada, os textos e atividades me auxiliarão muito…

    Curtir

  18. Avatar de Regina
    Regina

    Bom dia … Excelente atividade .Por favor ,gostaria do gabarito.
    Para email:castroprudencio@gmail.com.
    Obrigada!

    Curtir

  19. Avatar de Marineide laia emerique
    Marineide laia emerique

    Muito Bom! Gostei muuuuuuito!

    Curtir

  20. Avatar de Marineide laia emerique
    Marineide laia emerique

    Muito Bom, gostei muito!

    Curtir

  21. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Olá, gostaria de obter o gabarito.
    anacarolmoreno01@gmail.com
    Obrigada.

    Curtir

  22. Avatar de AMANDA

    gostaria que me enviasse o gabarito.

    Curtir

  23. Avatar de CLAUDIO
    CLAUDIO

    Prezados, boa tarde. Por favor teria como me enviarem o gabarito do texto sobre o “O galo que logrou a raposa”. Grato

    Curtir

  24. Avatar de CLAUDIO
    CLAUDIO

    Prezados, boa tarde. Por favor teria como me enviarem o gabarito do texto sobre o “O galo que logrou a raposa”. Grato
    Email: claudiolf82@gmail.com

    Curtir

  25. Avatar de Elaine Silva
    Elaine Silva

    Boa tarde, por favor há possibilidade de enviar o gabarito do texto referente o ” O galo que logrou a raposa”. Obrigada
    eafialho@hotmail.com

    Curtir

  26. Avatar de Aíla Maria de Freitas
    Aíla Maria de Freitas

    Obrigada, pois tem me ajuda do muito.
    Parabéns!

    Curtir

  27. Avatar de Guacyra
    Guacyra

    Muito bom! Ótima explicação! Ajudou muito! Obrigada!

    Curtir

  28. Avatar de Maria Edileide nunes dos Santos Matias
    Maria Edileide nunes dos Santos Matias

    Parabéns pela iniciativa de compartilhar com seus pares o saber.

    Curtir

  29. Avatar de Daline Aparecida da Silva
    Daline Aparecida da Silva

    Queria o gabarito por favor

    Curtir

  30. Avatar de Silvia Vieira Martins
    Silvia Vieira Martins

    Gostaria do gabarito do texto o galo que logrou a raposa

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Eu sou a juciene

Meu nome é Juciene Bertoldo. Professora da Rede Estadual de Ensino de Goiás. Atualmente sou empreendedora.

Siga meu trabalho artesanal