Este slideshow necessita de JavaScript.

101 respostas para “Atividades para alfabetização de crianças autistas – Educação Inclusiva”.

  1. Avatar de Eliana
    Eliana

    Sou monitora de um aluno autista, ele tem 11 anos e ainda não está alfabetizado, só conhece as letrinhas. Se conseguir passar algumas sugestões, agradeço.
    Eliana

    Curtir

  2. Avatar de Magna s.stoffel
    Magna s.stoffel

    Olá, meu nome é Magna Stoffel , estou trabalhando pela primeira vez com uma sala de recursos.Tenho 2 alunos com deficiência intelectual/mental.Um deles está cursando o 9º ano fundamental e tem 17 anos e o outro esta no 7º ano e tem 12 anos .Preciso de ajuda pois já não sei como trabalhar com eles, envie atividades e jogos que possam me ajudar.Obrigada.

    Curtir

  3. Avatar de Maria Aparecida Alexandre
    Maria Aparecida Alexandre

    Sou formada em pedagogia, trabalho com um aluno autista, só que ele tem uma ótima audição mas não fala, se possivel vcs me enviasse atividades para que posso trabalhar com esse aluno. Desde ja agradeço. Me envia pelo meu e.mail.

    Curtir

  4. Avatar de Samanta Ruivo
    Samanta Ruivo

    Olá!
    Estou trabalhando em uma escola, na qual realizo um trabalho de auxiliar de classe
    voltado para um aluno autista.
    Ele está no jardim 1.
    Gostaria, se possível, receber materiais relacionados às atividades
    para ele e também para o meu aprendizado quanto educadora.
    Obrigada!

    Curtir

  5. Avatar de Suany Seixas
    Suany Seixas

    Boa tarde! Sou professora da AEE e atuo em Sala de Recursos. Tenho dois alunos autistas que não falam e não estão alfabetizados. Na verdade eles não pegam nem num lápis. Gostaria de receber algumas dicas e sugestões de atividades. Quero muito poder avançar com eles! Obrigada!

    Curtir

    1. Avatar de Monica
      Monica

      Suany, você já tentou a comunicação alternativa com esses autistas? Quem sabe seria uma estratégia.

      Curtir

  6. Avatar de Monica
    Monica

    Suany, você já tentou a comunicação alternativa com esses autistas? Quem sabe seria uma estratégia.

    Curtir

  7. Avatar de Daniela Regina Bianchi
    Daniela Regina Bianchi

    Oi td bem? sou professora de um aluno autista, ele conhece todas as letras, números,mas rejeita em fazer certas atividades,ele não quer fazer escritas só quer desenhar e isso está virando rotina,gostaria que vc me enviassem atividades e como trabalhar com esse aluno, pois está ficando bem difícil trabalhar com esse aluno se rejeita de tudo.Ele tem 9 anos e estuda no 3º ano. É o primeiro ano que trabalho com criança autista eestá bem difícil.Fico grata se enviarem algo pra mim.

    Curtir

    1. Avatar de WILMA souza
      WILMA souza

      Ola daniela,tambem estou passando por esse msm probleminha que ,meu aluno tambem esta rejeitando algumas atividades .CASO VC CONSIGA algum material compartilhe comigo.obg

      Curtir

  8. Avatar de Claudia

    Olá, sou professora atuando na Educação Especial há 30 anos, elaborei uma proposta de alfabetização para alunos que apresentam muita dificuldade na alfabetização, alunos DI, autistas, recebo emails de professoras e mães que se utilizam da proposta e alfabetizam. Tudo é muito simples e rápido, eu alfabetizo alunos DI em 3 meses com a proposta, (leitura de palavras). Para conhecer meu trabalho tenho um blog: desafios do aprender, acredito que conhecimento e afeto se vc tem e não reparte com as pessoas de nada adianta.
    Abraço.
    Claudia

    Curtir

    1. Avatar de Juciene Bertoldo

      Olá Claudia,
      Que bom que pessoas como você divulgam e disponibiliza o que faz. Deixo meu Blog à sua disposição caso queira publicar seus conteúdos aqui. Tenho muitos leitores que solicitam este tipo de material o tempo todo. Entre em contato comigo. O crédito será todo seu. abraços,
      Juciene

      Curtir

    2. Avatar de Nancy de Carvalho Jacobina de Andrade
      Nancy de Carvalho Jacobina de Andrade

      Claudia também estou trabalhando com uma criança autista de 6 anos, isto é na alfabetização, me interessa muito este trabalho seu, como posso conseguir?
      ?

      Curtir

    3. Avatar de Fatima Medeiros

      Gostaria de receber maiores informaçôes sobre o seu trabalho

      Curtir

  9. Avatar de Jeniffer

    Eu tenho um filho autista e ele tem 5 anos e sabe as vogais os números de 0 a 10 e sabe montar todo alfabeto sozinho… Eu baixo videosbpra ele no celular e ele are de vendo ele estava te aprendendo as formas geométricas e as cores tbm… e muito bom pq eles vendo aprender mais…

    Curtir

  10. Avatar de elisangela flores Gomes
    elisangela flores Gomes

    Muito bom.
    estou trabalhando pela primeira vez com autista sou aluna do 7 período preciso de atividades com músicas npra trabalha com ele dentro de dala de aula pq no final meu plano de aula irei fala sobre a música e meu relatório de estágio tb so tem um aluno na minha sala de 1 ano como posso fazer atividades com ele q envolva a turma tb bjs .

    Curtir

  11. Avatar de Evaldir beleze
    Evaldir beleze

    Estou trabalhando com alguns alunos copista nao sabe ler. O que fazer em ciencias para que eles conigam se desenvolver?

    Curtir

  12. Avatar de Fattima Borges
    Fattima Borges

    Gostaria de saber como faço para baixar alguns destas atividades para crianças com autismo, pois trabalho na rede publica, tenho crianças nessa condição e temos muita carência de material para trabalhar o desenvolvimento das crianças.

    Curtir

  13. Avatar de Maria Helena Xavier de Faria
    Maria Helena Xavier de Faria

    Sou professora de escola estadual e tenho 26 alunos do 1 ano do ensino fundamental dos anos iniciais. Nesta semana recebi uma criança com autismo.Preciso de atividades para trabalhar com ele.Agradeço a sua preciosa ajuda.Maria Helena.

    Curtir

  14. Avatar de Emmanuely Oliveira
    Emmanuely Oliveira

    Olá!
    Estou trabalhando em uma escola, na qual realizo um trabalho de auxiliar de classe
    voltado para uma aluna autista.
    Ela está no jardim 2.
    Gostaria, se possível, receber materiais relacionados às atividades
    para ele e também para o meu aprendizado quanto educadora.
    Obrigada!

    Curtir

    1. Avatar de Claudia

      Olá Emmanuely,
      No blog Desafios do Aprender em: Atividades Programa Teacch tem muita sugestão de atividade, entre e dê uma olhada, acho que vc vai gostar.
      Abraço
      Claudia

      Curtir

  15. Avatar de Ester Rezende
    Ester Rezende

    Gostei muito do conteúdo …Parabéns…Vai me ajudar muito, no meu Projeto para alfabetizar minha neta com Síndrome de Williams…Não consigo encontrar quase nada , que me oriente nesta jornada, de ter uma neta com problemas na Alfabetização…Os Professores, não detém o conhecimento necessário. Infelizmente! Não conseguem , com os salários que recebem siquer, estudar …Buscar o conhecimento…e falam de Inclusão…Onde?
    Obrigada, desculpem-me pelo desbafo.

    Curtir

  16. Avatar de GICELMA SOARES
    GICELMA SOARES

    Oi! eu sou mãe e professora apoio de meu filho autista. Ele tem cegueira total do olho direito e 12,5º de miopia do olho esquerdo, tem um défiti mental a comunicação é regular. Ele conhece todas as sílabas simples, complexas e travadas mas não adquiriu autonomia para ler sozinho, já está traçando algumas letras, mas com o apoio de minha mão.E na leitura eu percebo que ele sabe e conhece mas não lê sozinho. O que eu faço para ele adquirir mais autonomia?

    Curtir

  17. Avatar de ludmila fernanda
    ludmila fernanda

    eu sou uma aluna que gosto de ajudar uma pessoa autista que estuda comigo queria saber como poso fazer que ela decore o nome del alguem me ajuda!

    Curtir

  18. Avatar de Sandra
    Sandra

    Tenho um aluno com 16 anos, esta cursando o 9º ano. Ele já é semi-alfabetizado, tem Autismo Leve, Fobia Escolar, TDAH, Sindrome de Gilles de La Tourrete e Transtorno Bipolar. Preciso muito de ajuda é meu primeiro aluno. Os professores regentes também estão perdidos e não sabemos onde buscar ajuda.estou a ponto de abandonar o cargo. Qualquer ajuda sera bem vinda. Obrigada.

    Curtir

  19. Avatar de Renata
    Renata

    Olá, meu nome é Renata Borella, estou trabalhando pela primeira vez com apoio em sala..Tenho 1 aluno com deficiência intelectual com 11 anos e esta cursando o 6° ano e o outro com neurofibromatose com 13 anos e cursando o 6° ano .Preciso de ajuda com atividades e jogos que possam me ajudar.Obrigada.

    Curtir

    1. Avatar de Claudia Mara
      Claudia Mara

      Olá Renata, acesse o blog Desafios do Aprender, postei lá a metodologia da proposta de alfabetização, tem os videos, o artigo, vc poderá conhecer um pouco meu trabalho.
      Abraço,
      Claudia

      Curtir

  20. Avatar de márcia cippiciani de andrade
    márcia cippiciani de andrade

    Como faço para adquirir a apostila “alfabetizando pessoas autistas”.

    Curtir

    1. Avatar de Claudia Mara
      Claudia Mara

      Olá Marcia por favor acesse o blog Desafios do Aprender lá vc conhecerá um pouco do meu trabalho. Sou professora e atuei durante 34 anos na Educação Especial sempre em sala de aula, hj desenvolvo material para alfabetização de estudantes com DI. Crianças com autismo usam uma apostila de recorte e colagem na metodologia do ABACADA e estão se alfabetizando. Acredito que conhecimento e afeto se vc tem e não reparte com as pessoas de nada vale.
      Abraço
      Claudia

      Curtir

  21. Avatar de Mário Oliveira
    Mário Oliveira

    Gosto muito das atividades!! Me ajuda bastante. Parabéns!!!!

    Curtir

  22. Avatar de Daniel
    Daniel

    Como faço para baixar essas atividades?

    Curtir

  23. Avatar de Lima
    Lima

    Bom dia. Trabalho com matemática uma criança no 6º ano que não está alfabetizada e tem Autismo. Pode me ajudar no que se diz respeito a aplicação de atividades?

    Curtir

  24. Avatar de Lima
    Lima

    *com

    Curtir

  25. Avatar de Marilda Leocádio
    Marilda Leocádio

    Gostaria de receber exercícios p ajudar o professor de apoio, e ensino religioso do 6 ao 9 ano

    Curtir

  26. Avatar de Rose
    Rose

    Olá, sou professora de Língua Portuguesa e tenho um aluno autista no sexto ano. Vc pode me enviar algum material p trabalhar com esse aluno? Tenho um aluna no sexto tbem e tem síndrome de Dawn . Vc pode me enviar algum material?
    roseloira222@hotmail.com
    Grata
    Rose

    Curtir

  27. Avatar de Alessandra Santos
    Alessandra Santos

    Oiie, bom dia!
    Eu tenho uma aluna autista e não-verbal, estou com dificuldade de realizar atividades para ela; ela não desenvolve nada, ela só anda, eu conseguir com outras ajudar fazer ela sentar ( foi involuntário da parte dela); ela grita e eu não estou conseguindo conter ela.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Eu sou a juciene

Meu nome é Juciene Bertoldo. Professora da Rede Estadual de Ensino de Goiás. Atualmente sou empreendedora.

Siga meu trabalho artesanal