Prefeitura de Quirinópolis não mais realizará a coleta de resíduos de saúde

Conforme noticiado no site da Prefeitura Municipal de Quirinópolis, neste dia 18 de março, a partir do dia 1º de abril deste ano, a prefeitura não mais realizará a coleta e destinação final dos resíduos de saúde. Com base nas Resoluções CONAMA 358/2005 e RDC 306 de 07 de Dezembro de 2004 da ANVISA, a prefeitura municipal deixará de coletar os resíduos de saúde e atribuirá esta função aos respectivos estabelecimentos poluidores: clínicas médicas e veterinárias, consultórios odontológicos, farmácias, hospitais e laboratórios.

O que se observa é que a coleta até então realizada, acontecia de forma a não atender a legislação vigente, a começar pela falta de acondicionamento adequado, principalmente de resíduo tipo E (agulhas e seringas) por parte das empresas e estabelecimentos poluidores. É de conhecimento público (basta fazer uma visitinha ao aterro sanitário) que a disposição de materiais perfurocortantes (agulhas, seringas) muitas vezes é feita em sacos de plástico comum, caixas de papelão e até em garrafas pet. Ao serem despejadas, muitas embalagens se rompiam deixando-as expostas e gerando riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

Outro problema sério é a total falta de gestão de resíduos de saúde nos hospitais, onde a disposição dos resíduos líquidos (sangue, fezes e urina de pessoas doentes) é descartada diretamente na rede de esgoto, na maioria das vezes, sem tratamento prévio para inativação de agentes causadores de doenças. O que coloca em risco a saúde da população, dos animais e prejudica o meio ambiente, já que o tratamento realizado na ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) não inativa qualquer microorganismo.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária, tem com dever legal, e obrigação moral fiscalizar e tomar todas as providências cabíveis, para evitar que o resíduo dos serviços de saúde do município de Quirinópolis continue sendo inadequadamente descartado colocando em risco a saúde da população.

Anúncios

2 Respostas para “Prefeitura de Quirinópolis não mais realizará a coleta de resíduos de saúde

  1. Adorei seu post, ja tinha até comentado com o Reyle, a Possibilidade de incluirmos no Simbio de 2010 um mine curso que tivesse informações sobre as destinações destes residuos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s